Brincar de cabaninha

Share:

Share on facebook
Share on telegram

Fazer uma cabana, mais do que uma simples brincadeira
Quem tem filhos provavelmente já ouviu:
– Vamos fazer uma cabaninha para dormir?
Ou ainda:
– Posso almoçar lá dentro da cabana?
Esses dias, recebi meu sobrinho em casa. Ele ficou conosco por dois dias. Ele e a minha filha mais nova, insistiram para construir uma cabana. Eles queriam dormir, assistir filme, comer, tudo dentro dessa “mágica” construção.
Pegamos lençóis, cadeiras, varais de chão… E assim foi a construção. Pra eles, uma diversão. Pra mim, a brincadeira trouxe inspiração para escrever.
Me lembrei que eu também gostava dessa brincadeira quando criança.
Pois bem, já falamos em outros texto que a partir dos 3 anos a criança começa a se sentir dentro do corpo. Ela começa a sentir o seu contorno. Percebe que não é mais uma unicidade com sua mãe, mas um serzinho separado dela.
Através das brincadeiras, as crianças conhecem o mundo e também trabalham tudo o que for necessário pra elas. Uma inteligência que vai além do racional, elas brincam naturalmente.
Brincar de casinha ou cabana também faz parte deste desenvolvimento infantil. No momento em que a criança está habitando a sua casinha, a sua cabana, ela está fazendo uma analogia, embora inconsciente, com seu próprio corpo! Ela está dentro de um “lugar” que a protege, que tem limites. Lá dentro brinca e constrói coisas.
Não é fantástico?
As crianças trabalham a criatividade e a imaginação. Dentro da cabana, elas podem ser tantas coisas. Aqui em casa, eles fizeram portas imaginárias que faziam parte de um plano de fuga.
Certo momento, pediram pra assistir um filme. Embora o filme tivesse classificação livre, causaria medo e eles sabiam disso. Eles realmente sentiram um pouco de medo, se aninharam na cabana que pareceu protegê-los.
A casinha está nas brincadeiras e desenhos das crianças. Por isso, dentro de um trabalho terapêutico, o desenho da casa traz tantas informações sobre a criança, representa a forma como ela está no mundo, sua estrutura, dentre outras coisas.
Espero que estas informações tragam inspiração para que você brinque muito de cabana com as crianças, incentive esta diversão.

Vai ser demais!
Bjs Ale