Atendimento Individual para crianças e adolescentes

Os atendimentos acontecem em ambiente acolhedor e lúdico, individualmente com a criança ou o adolescente. Levando em consideração a família e a escola (quando necessário), durante as sessões de feedback que acontecem ao longo do processo terapêutico, com uma escuta atenta e amorosa, construindo juntos um caminho de aprendizado e trocas, sem julgamentos, no processo de educação e evolução desta criança ou adolescente.

 

Não se trata de corrigir ou consertar atitudes e comportamentos imediatamente, tampouco, focar nos erros que cometemos com olhar julgador, trata-se de construir caminhos juntos, transformar o nosso olhar para as possibilidades de aprendizado que temos em cada atitude e em cada encontro que temos em nossas relações interpessoais.

 

Avaliação Neuropsicológica

Cada criança é um ser único com suas potencialidades, sua luz e assim deve ser olhada e cuidada, com amor, independentemente do diagnóstico que apresente.

Por outro lado, entender que ela pode ter questões de déficits de atenção, transtornos de aprendizagem ou outro diagnóstico é respeitar a criança e a família. Quando a criança é olhada com muito cuidado e profissionalismo e diagnosticada corretamente não está sendo dado um rótulo a ela, mas dando a oportunidade para que viva melhor no ambiente escolar, em casa e com os amigos. 

Uma conversa com um psicólogo é um ponto de partida para que esta família seja ouvida, acolhida e orientada nas suas posturas. Às vezes, os pais não entende o comportamento agressivo do filho e ficam se culpando, imaginando que algo fizeram de errado. 

Essa conversa é também um balizador para que a escola tenha segurança para lidar e acolher as dificuldades dessa criança. 

E é, especialmente, um ponto de partida para que esta criança possa desenvolver habilidades que a impediam de fluir. Geralmente, as crianças com alguma questão como déficit ou transtorno, descritas acima, acabam sendo chamadas de preguiçosas por não conseguirem fazer a lição, bagunceiras por não darem conta de organizar seus materiais ou de não conseguirem, em momento algum, se concentrar nas aulas ou nos momentos das lições de casa. E, isso sim é rótulo! 

Falar de diagnósticos não significa que vamos potencializar ou olhar somente para o que falta. Significa cuidar, orientar, acolher e proporcionar qualidade de vida para todos os envolvidos. 

A avaliação neuropsicológica auxilia médicos, escola e família no processo diagnóstico de transtornos e dificuldades como: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista, transtornos de aprendizagem entre outros.

Oficinas Lúdicas

As oficinas são encontros para que as crianças vivenciem e expressem seus sentimentos de forma lúdica e em grupo, com atividades artísticas, versos, brincadeiras que trabalham temas comuns em seu dia a dia. O intuito é oferecer recursos (em uma situação de grupo) para que as crianças possam lidar com as dificuldades, frustrações, fortalecer a autoestima, as relações com os amigos e com os pais e a confiança com o ambiente em que vivem. 

O Trabalho em grupo, proporciona a percepção de que não estamos sozinhos em determinados sentimentos, emoções ou situações. 

Um trabalho que não substitui o processo terapêutico, aliás quem está em processo terapêutico pode participar dos encontros, por ser uma ótima ferramenta de apoio a terapia. 

Os encontros ocorrem uma vez por mês com duração de 2 horas, com 10 minutinhos para o lanche que fornecemos.

Cada encontro tem um tema e segue um ritmo: Iniciamos com um aquecimento, apresentação,  um verso do Steiner, discussão do tema, brincadeiras, lanche, historias e vivencia artística, encerramento.

É importante entrar em contato para saber o tema daquele determinado mês. Temas possíveis:

  • Nossos Sentimentos: Reconhecer, aceitar e transformar;
  • Caminhos para lidar com a raiva e a frustração;
  • Amor e Confiança – o fortalecimento da relação com os pais – Parte I e II;
  • A força da nossa luz interior – reconhecendo nossos super poderes;
  • Eu! Trabalhando a autoestima e a timidez;
  • Cor+agem = agir com o coração – Enfrentando nossos medos;
  • As relações com os nossos amigos – Respeito / Bullying

Cada encontro a criança produz algo relacionado ao tema e leva para casa, temos também a entrega de um certificado e o passaporte para acompanhar os encontros!

Orientação à Mães e Pais

Muitas vezes, os pais não vêem a necessidade de acompanhamento psicoterápico para a criança ou o adolescente, mas, sentem a necessidade de entender o que está acontecendo com seu filho (a) naquele momento. 

A Orientação tem como objetivo compreender a fase de vida que a criança ou adolescente está vivendo e, muito mais que fornecer receitas prontas de como agir, é construir juntos a melhor forma de conduzir as situações com coragem e amor, livre de julgamentos.