fraldas-bebes

Seu bebê está crescendo, adquirindo cada vez mais autonomia e você percebe que está na hora de deixar a fralda pra trás. O período do desfralde indica o início da maturidade na criança. Geralmente isso ocorre por volta dos dois anos até os três anos e meio de idade, quando a criança já está bem firme, em pé, e começa a se perceber no mundo (detalhes sobre esse assunto no texto: http://falandodainfancia.com.br/2016/09/08/208/

No consultório, frequentemente acompanho crianças que estão neste processo.

Como é importante que os pais estejam tranquilos e que entendam que cada criança é única e tem o seu tempo!

Perceba que seu filho dá sinais de que está pronto para essa nova fase. Ele começa a não querer usar mais fralda, pede pra tirar ou ela mesma arranca. Algumas começam a sentir quando o xixi e o cocô estão saindo e avisam fazendo uma carinha diferente. Quando os pais percebem esses sinais e decidem iniciar o processo, é importante que sigam em frente. Não é bom, por exemplo, deixar a criança sem fralda em casa e colocar uma quando a família sai para um passeio. Isso a confunde. Se tirou a fralda, tirou e pronto.

O verão realmente é um bom momento pra isso, pois a criança está com roupas mais leves e mais à vontade. Mas não pense que a criança vai lembrar de ir ao banheiro. É nossa responsabilidade, pelo menos no início, lembrá-la. A cada duas horas que tal falar de forma descontraída:

– Vamos ver se tem xixi aí dentro?

Pode ser que não saia nada, nenhuma gota. Mas, é importante ir com ela até lá várias vezes, independentemente de quanto líquido que ela bebeu. Vai nascer um hábito aí e aos poucos ela vai ter a iniciativa.

Se a criança já vai à escolinha é bom conversar com as tias ou professoras e informar que você vai iniciar esse processo para que família e escola estejam juntas nesse processo.

Xixi, ok. Agora é hora de desfraldar do cocô.

Mas conseguir que a criança faça cocô no penico ou na privada nem sempre é simples. A consistência agora é sólida e a criança pode sentir um desconforto na barriga na hora de fazer cocô. Se estiver difícil pra ela, acolha a criança e entenda o que está acontecendo! E não tenha pressa.

Escapes vão acontecer. Nesses momentos, nada de bronca. Limpe a criança para que ela se acostume a ficar sequinha. Ela está aprendendo algo novo e deve ser um processo leve, não associado a ameaças ou a castigos.

Mais uma etapa vencida e é hora de pensar em abandonar a fralda da noite também.

A fralda seca de manhã é um dos sinais mais evidentes de que a criança já está pronta. Aqui algumas dicas bem práticas que podem ajudar você:

– diminua a quantidade de líquido ingerido à noite, principalmente no início do desfralde noturno. E suspenda a ingestão por completo mais ou menos uma hora antes da criança dormir;

– observe, durante a noite, se esta criança está quentinha, se os pés e as mãos estão cobertos, o frio pode dar mais vontade de fazer xixi.

Vale lembrar sempre que estamos iniciando um hábito e que precisamos de paciência e ritmo. Todos os dias devem ser parecidos para a criança. Agora, na rotina da noite cria-se um novo hábito: fazer xixi. Pode demorar um pouco, mas não tenha dúvida a fase da fralda já está chegando ao final.