Chegamos ao final das férias e, nesta semana retomamos o ritmo escolar.

Algumas crianças sentem um pouquinho mais de preguiça, pois nas férias acorda-se um pouco mais tarde, muda alimentação e horário de dormir, mas, em contrapartida tem o reencontro com os amigos que é uma festa!

Enfim, é hora de rever os amigos, prestar atenção nas aulas, organizar o material, fazer as lições de casa…

volta as aulas desenho

Pensei em compartilhar com vocês, algumas dicas fundamentais para que esse percurso escolar aconteça da melhor forma possível.

Para começar, é importante cuidar da rotina diária e dos horários dos pequenos, para que tudo aconteça em horários parecidos – hora do almoço, do jantar, de dormir, do banho e da lição de casa.

Outros dois pontos fundamentais são a alimentação e o horário de dormir! Comer bem e dormir cedo (mesmo que a criança estude a tarde) reflete diretamente na disposição da criança e no seu desempenho escolar.

E, agora as lições de casa!

Muitas vezes, os pais enfrentam dificuldades neste momento. Temos as crianças que enrolam e ficam horas para terminar um dever e outras que perdem a atenção com facilidade. Para melhorar isso podemos fazer alguns ajustes como: reservar um lugar próprio para a lição de casa onde tenha o mínimo de estímulos externos (TV, brinquedos, pessoas conversando de outros assuntos). Visto isso vamos cuidar da postura, é importante que a criança não fique debruçada na mesa e que esteja com os dois pés no chão.

Quando ficamos com a coluna reta e os pés em contato com o chão, é uma maneira de sentirmos nosso corpo por inteiro e estarmos mais consciente do momento presente.

Essa dica vale para os nossos filhos, mas, também para os adultos quando estão inseguros ou precisam se concentrar por algum motivo, exercite esta experiência e veja como a nossa atenção e foco mudam.

volta a escola

Pequenas mudanças que podem tornar o dia a dia escolar mais saudável.

Um excelente retorno à todos, que este novo semestre seja repleto de novos aprendizados e alegrias!