Family's feet in the bed

A cama dos pais é sempre um lugar gostoso de estar, tem um cheirinho todo especial e um quentinho acolhedor onde todos os medos e problemas parecem desaparecer com  um simples passe de mágica.

E este é um assunto recorrente entre os pais de crianças pequenas: “Meu filho dorme na cama com a gente! O que isto pode atrapalhar na vida dele? Como fazemos para mudar isto?

A questão aqui é quando isso acontece com grande freqüência, muitas vezes todos os dias.

Vários, podem ser os motivos pelos quais devemos acostumar nossos filhos na cama deles, podemos pensar em uma boa noite de sono tanto para os pais como para as crianças ou pensar no momento íntimo do casal. Motivos que, certamente, são válidos!

Entretanto, vamos falar do ponto de vista da criança através do caminho de seu desenvolvimento.

Quando a criança nasce, ela está totalmente envolvida com o ambiente que a rodeia, como se ela e o mundo externo fossem um só. Uma fase de simbiose que leva aproximadamente dois ou três anos.

Conforme ela caminha em seu desenvolvimento, este um começa a virar dois! A sua individualidade vai surgindo, sendo construída através de suas percepções do outro, de seu espaço, de seus contornos… Ela reconhece o mundo fora e o outro, ganha cada vez mais autonomia e segurança para agir no mundo.

Não devemos prolongar esta fase, a manifestação desta individualidade é necessária para sua formação física e emocional.

Olhando por este ponto de vista, percebemos o quão importante se torna a necessidade de colocá-los em seu espaço na hora de dormir.

Este é um momento em que podemos propiciar esta oportunidade de que a criança desenvolva seus limites e aprenda a gostar de seu espaço. Dar a ela possibilidade de aprender que pode confiar no espaço ao redor, mesmo quando não tem ninguém “grudadinho”ali com ela.

A criança que vivencia esta conquista, preenche seu coração com confiança. É um alimento para que ela desenvolva seus limites, aprenda a se relacionar com o outro, respeite o espaço do outro. Todas essas mensagens estão embutidas nesse processo de forma sutil e que conseguimos perceber no dia a dia.

O começo não é fácil, pode levar alguns dias para se instalar este novo hábito, mas, vale à pena começar!

0,,46093639,00